top of page

Trilhas de São Paulo - Parque Estadual do Ipiranga

Na correria do dia a dia, no meio de prédios e avenidas, do aperto nos ônibus, do trânsito caótico e barulhento, da poluição que deixa a cidade cada vez mais cinza e nossos rios cada vez mais mortos, nós, moradores dessa grande metrópole, não nos damos conta que o silêncio e a energia da natureza existe ainda existem em São Paulo, a Mata Atlântica sobrevive na capital paulista. Um desses lugares é o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.


O parque tem 526 hectares de área com vegetação de Mata Atlântica que contribui para regular o clima da cidade e preservar aquela garoa paulistana. O local tem diversos atrativos, ótimo lugar para ir com a família, levar as crianças para fazer um piquenique e ensinar a eles a riqueza da natureza. Ótimo também para aquelas pessoas que querem iniciar a prática de fazer trilha, pois o percurso é leve.


Entre os atrativos deste parque, destacamos a Trilha Nascente do Riacho do Ipiranga. Abaixo listamos algumas informações sobre esta trilha, retiradas do seu site oficial.


Inserida num local histórico de preservação, a Trilha da Nascente se diferencia por ser suspensa, ela fica acima do nível do solo. Isso é uma vantagem para o ecossistema, pois o solo não fica compactado com as pisadas dos visitantes, e assim, a vegetação rasteira se regenera e germina com mais facilidade. A trilha também conta com três pontos de observação, onde os visitantes podem apreciar a vista, além do ponto de observação no término da trilha em que se pode observar a nascente do rio Ipiranga. No decorrer da trilha também se encontra a preservação de algumas árvores de Palmito Jussara. A copa dessas árvores fica na altura dos visitantes, que podem tocar e identificar a parte em que se extrai o palmito. Ameaçada de extinção, o contato com essa árvore é muito importante, pois serve como uma maneira de educação ambiental e melhor identificação do nosso ecossistema. A trilha é de fácil acesso; cadeirantes, crianças e até carrinhos de bebês são aceitos e muito bem vindos para andar sob a trilha. A madeira usada no piso é Eucaliptos de reflorestamento. A trilha da Nascente é uma das áreas de nascente preservadas do Parque Estadual Fontes do Ipiranga, que possui 24 nascentes em todo o parque. Ficha Técnica Parque Estadual das Fontes do Ipiranga – Jardim Botânico Localização: Município de São Paulo Endereço: Av. Miguel Stefano, 3031 Distância Município/Parque: 10 km da Praça da Sé, 2 km da Estação do Metrô Jabaquara Extensão: 720 m (ida e volta) Perfil altitudinal: 790m → 805m Percurso: 40 minutos Piso da Trilha: passarela de madeira fixa, suspensa e três pontos de observação, projetada para não causar impacto na Mata Atlântica. Adaptada para usuários de cadeira de rodas. Características ambientais: Floresta atlântica de planalto. Trilha: autoguiada Fone: (11) 5073-6300 E-mail: faleconosco@ibot.sp.gov.br Horário da trilha: das 09h00 às 16h00 Horário do Parque: das 09h00 às 17h00 (de quarta a domingo) Limitação de usuário: nenhum Atrativos da trilha: Aspectos histórico-ecologico; uma das nascentes que formam o Riacho do Ipiranga


Foto: Alex Freitas




ALEX FREITAS


Criador, produtor de conteúdo e administrador do portal Mochilão Pé na Estrada. Um viajante nato, amante da fotografia, que está sempre em busca do desconhecido e de um contato mais próximo com a cultura de cada lugar.

  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

Envie textos, fotos e vídeos contando as suas maiores experiências em viagens 

bottom of page