top of page

Cavernas do PETAR: sem medo!


Falar em viajar já nos direciona a sair do estresse do cotidiano e adentrar em um novo mundo de descanso, aventura ou mesmo de compras. Entretanto, as viagens que realizamos nos impacta mais profundamente do que imaginamos, ela nos atinge psicologicamente permitindo navegar nas áreas vitais dos nossos infindáveis pensamentos.


Uma dessas viagens foi para o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira), localidade propícia para dois tipos de hospedagem: o acampamento ou ficar em pousadas. O atrativo é dividido em quatro núcleos: Núcleo Caboclos, Núcleo Casa da Pedra, Núcleo Ouro Grosso e Núcleo Santana. Ele comporta em seu entorno diversas cachoeiras, trilhas, comunidades quilombolas, sítios arqueológicos e, principalmente, cavernas.


O PETAR abriga a maior concentração de cavernas do Brasil, em meio ao pouco que restou de Mata Atlântica. São mais de 350 cavernas, sendo que apenas 12 estão abertas a visitação, como a Caverna de Santana, Água Suja, Morro Preto, Couto, Cafezal, Alambari de Baixo e Ouro Grosso.


É um ambiente que trabalha a capacidade de controle do estresse, trabalha a interação com outras pessoas e a comunicação. Em algumas atividades ligadas as cavernas e trilhas, o medo pode nos atingir, fazer parar e até mesmo travar diante do novo. Um grande exemplo, foi em uma das cavernas, quando ao me deparar com um espaço, que aparentemente não passava uma agulha e com a vasta escuridão, meu inconsciente brigava com o consciente dizendo que não seria capaz, surgia a falta de controle e a insegurança.


O guia incentivava a prosseguir, informando que era possível e foi possível, claro. Para muitos parece algo tão pequeno, mas neste momento eu consegui pensar o quanto é enriquecedora essa experiência, pois reflete como lidamos com nossos desafios e o autocontrole. Nossa mente está sempre preparada para pensar que não vamos conseguir.


Cada viagem nos confronta de maneira diferente, basta parar, respirar e raciocinar!


Saiba mais sobre o PETAR em: www.petaronline.com.br





PATY PESSOA


Redatora e revisora. Turismóloga, pós-graduada em produção jornalística e estudante de psicologia, ela desenvolve matérias inspiradoras com o objetivo de relatar o poder de transformação pessoal que cada viagem traz.

  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

Envie textos, fotos e vídeos contando as suas maiores experiências em viagens 

bottom of page