top of page

Dê a partida na Rota 66

Quem visita Los Angeles acaba dispensando toda sua atenção para as atrações da cidade, sem saber que no deserto do Mojave, bem pertinho, a aventura pode ser ainda mais interessante e bem mais simples do que se imagina. Basta alugar um veículo ou uma moto, especialmente uma Harley Davidson, e seguir destino pela icônica Mother Road, mais conhecida como a famosa Rota 66.


A estrada que ficou imortalizada em livros e poemas; foi cantada por Beatles, Rolling Stones, Chuck Berry, e tanto outros; e ainda serviu (e serve) de cenário para diversos filmes consagrados como Thelma & Louise, Vinhas da Ira, Sem destino, Forrest Gump, Bagdag Café e Kill Bill. Até a animação Carros da Disney/Pixar, inicialmente se chamaria "Route 66", mas a ideia foi descartada para que o público não a confundisse com a série de TV de mesmo nome, exibida entre 1960 e 1964.


A lendária Rota 66 nasceu em 11 de novembro de 1926 e cruzava os EUA de Chicago à Santa Monica, começando a viagem no estado de Illinois, passando pelos estados do Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona, com destino final na Califórnia. O trajeto tem 3945 km, mas para quem esta em Los Angeles a dica é fazer apenas um pequeno trecho da Rota, aliás, um dos mais atrativos.


Como o marco final da Rota 66 fica em Santa Mônica, o ideal é começar por lá e fazer o sentido inverso, mas não sem antes tirar uma emblemática foto ao lado da placa que marca o fim da linha. Se quem nunca pegou esta estrada faz questão de ter um registro assim, imagine você que irá se aventurar e preservar este momento como um troféu frente à majestosa vista no píer de Santa Monica.


O ideal é viajar logo depois do almoço, pois em apenas 80 km você chega em Rancho Cucamonga, a cidade que mais eterniza os valores históricos da Rota 66. Prepare a câmera e sua imaginação para começar seu álbum de fotos da Mother Road, pois após um simples passeio por Foothill Boulevard e suas construções do início do século passado, irá se deparar com o grande museu urbano sobre a lendária estrada. Trinta quilômetros à frente está San Bernardino, cidade onde é recomendável passar à noite e descansar no Wigwam Motels, uma histórica cadeia de motel nos Estados Unidos construída durante os anos 1930 e 1940 em que os quartos são construídos sob a forma de cabanas indígenas. Uma experiência quase que obrigatória. Se viajar em casal, o clima do ambiente favorece o romantismo. Caso vá com a família, também é diversão garantida.


Wigwam Motels - Foto: Maurício Nunes


Na manhã seguinte, a sugestão é visitar a primeira loja da rede Mc Donalds, fundada em 1940 pelos irmãos Richard e Maurice McDonald. A história contada no filme “Fome de Poder”, disponível no Netflix, cria vida com o acervo gigantesco do local. Mas lembre-se de ir com café tomado, pois a loja atualmente funciona apenas como um museu. Próxima parada é a cidade de Victorville e a grande pedida é almoçar no Emma Jean's Holland Burger Cafe, uma hamburgueria no meio do deserto administrada pela mesma família desde 1947. O lugar serviu de locação para o filme Kill Bill do famoso diretor Quentin Tarantino. Para fazer uma boa digestão, você pode passar umas horinhas no Museu da Rota 66 que fica bem próximo. Tudo que você imagina sobre a Estrada Mãe dos EUA está em exposição neste simpático local administrado por uma turma de idosos apaixonados pela icônica rodovia. Não se esqueça de registrar em fotografias as diversas placas originais de “Old Town Route 66” espalhadas pela cidade.


Emma Jean's Holland Burger Cafe - Foto: Maurício Nunes


Próximo destino é a cidade de Barstow, que fica a menos de meia hora. No caminho vale visitar dois pontos importantes e bastante interessantes na comunidade de Oro Grande. Um deles é um museu peculiar e bastante surreal no meio do deserto com obras das mais variadas possíveis, todas feitas com garrafas de vidro. O Elmer’s Bottle Tree Ranch é fascinante. Há desde instrumentos musicais e máquinas de escrever, até um antigo Jepp Willys, decorados com infinitas garrafas coloridas, cercadas por diversos beija-flores que passeiam magicamente pelo local.

Elmer Long, um simpático senhor que parece integrante da banda texana ZZ Top, começou a colecionar garrafas aos seis anos de idade com seu pai. Eles as recolhiam dos lixões e juntos tiveram a ideia de criar este espaço mágico e encantador que as crianças também vão adorar. Como o espaço é gratuito, a dica é depositar alguma generosidade dentro da caixa de correio na entrada do “rancho de garrafas”, para que Elmer possa criar cada vez mais objetos nesta épica declaração de amor de um filho ao seu pai.


Elmer’s Bottle Tree Ranch - Foto: Maurício Nunes


Bem próximo dali você encontra Iron Hog Saloon, uma descolada lanchonete no meio do deserto que de tão excêntrica vale a visita. Ela serviu de cenário para o filme Erin Brockovich pelo qual Julia Roberts ganhou Oscar de melhor atriz. A decoração peculiar do local é um espetáculo à parte. Já na entrada do bar há uma túmulo em homenagem ao ator Dennis Hopper, protagonista de “Easy Rider”.


Iron Hog Saloon - Foto: Maurício Nunes


Chegando em Barstow, o melhor é curtir a pequena e aconchegante cidade, jantar por ali e se hospedar no Route 66 Motel, lugar perfeito para passar a noite. Os quartos são bem simples, o preço bastante justo e a decoração amplamente temática, repleta de carros e adereços originais da época. Pela manhã a grande pedida é visitar a cidade fantasma de Calico, fundada em 1881 no auge da exploração de prata da região. Com o tempo, entrou em declínio e hoje se mantém como importante atração turística repleta de histórias e “causos” assustadores como a de Margaret Olivier, uma antiga professora que foi fotografada recentemente ao lado de visitantes em frente à escola na colina, mesmo falecida desde 1932. Há ainda a história de Dorsey, o cachorro carteiro (que virou até música de Kenny Rogers) e da menina de onze anos que vaga pela cidade, ambas horripilantes, mas tão instigantes quanto fascinantes. As construções são originais e a arquitetura do local faz você sentir-se dentro de uma verdadeira cidade do velho Oeste dos filmes de Bang Bang. Há inclusive um velho hotel abandonado e uma casa inteira feita de garrafas de vidro. Calico é diversão na certa e você pode dispensar boas horas percorrendo a pequena cidade fantasma do deserto Mojave, inclusive almoçar num tradicional Sallon com o chão forrado de cascas de amendoim, uma tradição local.


Route 66 Motel - Foto: Maurício Nunes


Dog House - Cidade fantasma de Calico - Foto: Maurício Nunes


Sweets Shoppe - Cidade fantasma de Calico - Foto: Maurício Nunes


Próximo destino é a Estação Barstow, onde diversos trens abandonados compõem um ótimo cenário para registros fotográficos. Um dos vagões foi transformado em loja do Mc Donalds, bom para tomar um sorvetinho enquanto curte o ambiente. Um pouco mais adiante e você encontrará o famoso Bagdad Café, imortalizado no filme homônimo e premiado com Oscar.


Seguindo adiante, pouco mais de uma hora de viagem, está a cidade de Amboy onde se localiza o Roy’s Motel and Cafe, e sua gigantesca placa de identificação visual que tornou-se ícone absoluto da estrada, sendo utilizada até os dias de hoje em filmes, comerciais, vídeo clips e muito mais. A cidade de Amboy possui quase tudo: aeroporto, posto de gasolina, café, escola, igreja, cemitério e até mesmo uma cratera vulcânica, mas ainda assim a cidade é quase fantasma e perdida no meio do deserto. Você pode descansar no tradicional Motel do Roy para no dia seguinte seguir viagem, mas não esqueça de fazer a clássica foto com o símbolo da Rota 66 cravado no asfalto quente em frente ao local.


Roy’s Motel and Cafe - Foto: Maurício Nunes


No dia seguinte, se você for grande aventureiro, a melhor opção é encarar cinco horas de viagem e conhecer o Grand Canyon National Park no Arizona. A beleza deslumbrante do local garante o esforço do trajeto. Saindo do destino, em quatro horas de viagem você chega à Las Vegas, mas se optar (vai se arrepender) em ir de Amboy direto para Vegas, pode também seguir viagem para festejar por lá esta sua inesquecível aventura por este trecho histórico e deslumbrante da Rota 66, afinal se o que fica em Vegas, morre em Vegas, mas tudo que ocorre na Rota 66 é para se perpetuar.


GUIA DE VIAGEM


Importante


Nunca dirija com menos de meio tanque, pois a distância entre os postos é longa e ninguém quer correr o risco de ficar sem gasolina no meio de uma estrada deserta.



Onde comer


O Bagdad Cafe é um dos lugares mais visitados de toda a Rota 66. Provar o omelete especial e conversar com os donos do local, celebridades que não perderam a humildade, é uma experiência quase que obrigatória. Não esqueça de deixar seu cartão de visita nos murais repletos de cartões de visitantes do mundo todo, e ainda arriscar-se a tocar o famoso piano do filme, ainda exposto no local.


Bagdad Cafe - Foto: Maurício Nunes


Inesquecível


No caminho para Las Vegas não deixe de visitar Eldorado Canyon, o vilarejo próximo a minúscula cidade de Nelson. Cenário de muitos filmes, você encontrará carros e ônibus abandonados e enferrujados, bombas de gasolina desativadas, um museu indígena, minas e até destroços de um avião da segunda guerra. Experiências extraterrestres também dominam o local. Bem próximo a ele está o Rio Colorado, onde você pode relaxar nas águas cristalinas de um verdadeiro oásis no deserto.


Vilarejo Eldorado Canyon - Foto: Maurício Nunes


Extraterrestres em Eldorado Canyon - Foto: Maurício Nunes


Diversão para toda família


Em Anahein, próximo a Los Angeles, está Disneyland, primeiro parque criado por Walt Disney. Uma de suas áreas temáticas, a gigantesca e divertida Car Land é inspirada em Radiator Springs, cidade tema do filme Carros (Disney/Pixar), que por sua vez foi inteira baseada na Rota 66. Imperdível antes ou depois da sua trip pela original Rota 66.


MAURÍCIO NUNES


Escritor e jornalista, nas horas vagas canta e toca numa banda de rock. Com seis livros publicados, ele é articulista de um jornal de SP e colabora com artigos e entrevistas para revistas como Viagens S/A, Sempre com VC (grupo CVC), Rolling Stone, Sexy, Top Magazine, Guita Player, entre outras. Mochileiro nato, constantemente está descobrindo algum canto pelo mundo. Instagram: @lobo_mochileiro


  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

Envie textos, fotos e vídeos contando as suas maiores experiências em viagens 

bottom of page