top of page

O medo de se lançar rumo ao desconhecido

Quem não gosta de viajar, descobrir, conhecer culturas e ao mesmo tempo encontrar sua identidade, características semelhantes a essas são encontradas entre milhares de pessoas ao redor do mundo. Apesar dessa vontade, muitas pessoas não conseguem superar uma condição comum, que gera frustração e insatisfação, o medo. De acordo com o dicionário Aurélio, o medo “é um estado suscitado pela consciência do perigo ou que ao contrário, suscita essa consciência”, esse medo vai variar de acordo com a sua intensidade e sintomas que se manifestam de forma diferente em cada indivíduo.


Algumas pessoas têm medo de andar de avião, outras de viajar, alguns de se perder e até mesmo de passar pela imigração. O medo, portanto, é um mecanismo de proteção e defesa que desperta nosso cérebro primitivo, e quando nos sentimos ameaçados ou em perigo os hormônios são ativados, o que nos leva a um estado de alerta. A melhor forma de vencer esse medo, é entender que cada pessoa é um ser único que busca se adaptar e viver bem, logo, para encontrar uma solução para enfrentar esse medo é necessário analisar cada caso individualmente.


O medo é um instinto natural do ser humano e uma maneira de se autopreservar, nos alerta, o que impede de nos arriscarmos em situações que coloque em risco a nossa vida. Porém, quando esse medo paralisa e impossibilita a pessoa de tomar atitudes, esse medo já ultrapassou a barreira do bom senso. A partir do momento que o indivíduo sente medo de viajar, não importa se é de carro, avião, moto ou barco, se o pensamento o leva para viajar em si, saindo da sua rotina, de perto de familiares e amigos e passar uns dias explorando locais antes nunca visitado, deixando ansioso ou mesmo querendo desistir de sua vontade, é porque esse medo fugiu de controle.


Quando esse medo de viajar é exagerado, aparecendo junto a sintomas físicos, é denominado hodofobia. Quando se aproxima a viagem, as pessoas que sofrem desse distúrbio, costumam apresentar os seguintes sintomas, como ansiedade, suor excessivo, diarreia, dor de cabeça e até ataques de pânico. Muitas das pessoas que apresentam esse transtorno passaram por algum evento traumático, em algum momento de sua viagem, geralmente enquanto eram jovens.


Nestes casos, para poder superar seus medos, o mais indicado é procurar ajuda de um profissional, mas existem algumas situações em que é possível driblar esse medo e superá-lo. Primeiramente, seja mais realista em relação a viagem que deseja fazer, pense em algo que alimente o seu sonho com possibilidades empolgantes, nos desafios e soluções que irão proporcionar alivio e fará com que a sua confiança aumente. Deixe de lado, o pessimismo que faz com que a sua mente considere que algo irá acontecer, principalmente notícias sensacionalistas, que são apresentadas por alguns meios de comunicação. Aliás, de uma forma geral, a mídia é especialista em criar uma imagem de que o mundo é perigoso e é melhor você não sair da sua casa, mas há de fato um exagero, pois muitos viajantes que já se lançaram por todos os cantos do planeta relatam que as situações de perigo são bem específicas e pontuais.


Outro passo importante para enfrentar o medo de viajar, é se preparar para encarar o desconhecido. E como isso pode ser feito? Tomando algumas medidas simples para aumentar a sua confiança, como por exemplo, pesquisar o itinerário, Google Maps e Google Images, blogs de viagem para se ter uma ideia melhor dos lugares e culturas que irá visitar. O ideal é você fechar os olhos e visualizar todas as etapas da viagem, você aguardando seu voo, descansando na poltrona do avião, você chegando ao seu destino, você explorando seu destino com segurança e confiança, você retornando do destino realizado e já planejando a próxima viagem.


Sair da zona de conforto e se arriscar, não significa que não sentirá medo, mas mostra que você aprendeu a dominá-lo e realizará a sua viagem tão esperada. O medo está presente, mas ele não determina o que você pode ou merece realizar. A partir do momento que você se lança em direção ao desconhecido, você está aprendendo a lidar com seus medos, enfrentando-os.




PATY PESSOA


Redatora e revisora. Turismóloga, pós-graduada em produção jornalística e estudante de psicologia, ela desenvolve matérias inspiradoras com o objetivo de relatar o poder de transformação pessoal que cada viagem traz.


  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

Envie textos, fotos e vídeos contando as suas maiores experiências em viagens 

bottom of page