top of page

Trilhas e cachoeiras a pouco mais de 10 km do centro de São Paulo

A rotina de São Paulo é estressante, cansativa e muitas vezes sufocante, porém se banhar nas águas de uma cachoeira purifica a alma e recarrega as energias. É comum as pessoas dizerem que o programa de paulistano é o shopping, mas, por incrível que pareça, muita gente não conhece as belezas naturais escondidas entre os céus da cidade. Prepare sua mochila para fazer uma viagem interessante e de baixo custo, mas dessa vez não precisa levar muita bagagem, nem encarar quilômetros de estrada ou engarrafamentos. Claro, se você for morador da capital paulista. Estamos falando da maior floresta tropical urbana do mundo, o Parque Estadual da Cantareira, situado na zona norte da cidade e com uma distância de aproximadamente 10 km da Praça da Sé, marco zero de São Paulo. O parque é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, com pouco mais de 7.900 hectares, possuindo áreas de Mata Atlântica preservada. Lá existem quatro núcleos abertos à visitação: Pedra Grande, Águas Claras, Engordador e o Cabuçu. Um programa diferente do habitual para fazer naquele dia de folga, fugindo do stress e da rotina que tanto nos cansa. Lá, é possível ter contato com a fauna e a flora local, percorrer trilhas e conhecer suas cachoeiras. Além disso, é um local ideal para tirar boas fotos e realizar um piquenique com a família. Entre os atrativos do parque, destacamos a Trilha da Cachoeira, que fica no pé da Cantareira, Núcleo Engordador. Abaixo listamos algumas informações sobre esta trilha, retiradas do seu site oficial. A trilha possui três quedas d´água em seus três quilômetros de extensão: a Cachoeira do Tombo, a Cachoeira do Véu, ambas com aproximadamente 10 metros de altura, e a Cachoeira do Engordador que é a maior, com 18 metros de altura. A trilha é autoguiada e tem inicio na área de piquenique superior, após uma caminhada de 800 metros por uma antiga estrada. No trecho que antecede a Cachoeira do Tombo, é possível encontrar samambaia-açu, bromélias, cedros, uma grande embaúba em que é preciso cerca de seis pessoas para abraçar a base de seu tronco. À esquerda da trilha, a vista da represa do Engordador completa a paisagem. Para os amantes da fauna, a presença de preguiças, macacos-sauá, bugios e aves como picharros, sabiás e tiês-pretos é constante. Das três cachoeiras, a do Engordador com seus 18 metros é a mais alta. As demais possuem aproximadamente 10 metros. A Trilha da Cachoeira é circular, tem três quilômetros e termina na portaria do Núcleo.


fotos: Alex Freitas

Ficha Técnica

Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Engordador Localização: Município de São Paulo Endereço: Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 19.100 Distância: 10 km da Praça da Sé Acesso: Rod. Fernão Dias, Km 79 – sentido SP/BH. Entrar na alça de acesso para a av. Cel. Fagundes, sentido Mairiporã – próximo à Pedreira Itacema Extensão: 3 km (circular) (ida e volta) Perfil altitudinal: 844m → 895m Percurso: 1 hora e 30 minutos Piso da Trilha: terra, cascalho Características ambientais: Floresta atlântica de planalto Trilha: autoguiada, nos finais de semana, e monitorada de 3ª. a 6ª (exceto feriados), período letivo escolar. Pré-agendamento no início do semestre. Como agendar: pec.engordador@fflorestal.sp.gov.br Fone: (11) 2995-3254 E-mail: monitores.cantareira@gmail.com Atrativos da trilha: Viveiro; represa; diversas quedas d´água; Cachoeira do Engordador; antigo posto de captação da Sabesp; riacho Engordador. Horário da trilha: das 08h30 às 15h30 Horário da Parque: das 08h00 às 17h00 Horário ao público: das 08h30 às 16h15 Limitação de usuário: nenhum

Município: São Paulo Endereço: Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 19.100 Acesso: Rod. Fernão Dias, km 79 – sentido SP/MG. Entrar na alça de acesso para a Av. Cel. Sezefredo Fagundes, sentido Mairiporã – próximo à pedreira Itacema. Fone:(11) 2995-3254 E-mail: pec.engordador@fflorestal.sp.gov.br Site: Parque Estadual da Cantareira Horário da trilha: das 08h30 às 15h30

Outro atrativos do parque Casa das Bombas: Um museu construído no início do século XX, possui um acervo histórico sobre o antigo sistema de bombeamento de abastecimento de água da cidade de São Paulo até o meio do século XIX. O visitante pode conferir de perto como era os maquinários que abastecia a cidade de São Paulo, visitando a sala da caldeira, a sala da bomba a vapor e a bomba a diesel. Construída em 1896 para abrigar a Caldeira Alemã e a Bomba Robey, em 1898, movida a vapor. Todas as peças foram transportadas em carros de bois desde a estação de trem da Cantareira. A empresa responsável pelo abastecimento na época era a R.A.E (Repartições de Águas e Esgotos). Represa do Engordador: No ponto mais alto do riacho do Engordador o visitante encontra o antigo tanque de captação de água da Sabesp. A Represa que tem uma vista linda, fez parte do primeiro abastecimento da cidade de São Paulo por volta de 1890. O governo construiu a barragem que funcionou de 1904 até 1949 , ela foi instalada para auxiliar o antigo sistema de abastecimento de água, seu nome antigamente era Tanque grande, atualmente é um ponto de observação e grande riqueza de animais. Playground e área de piquenique: O Parque possui duas áreas de piquenique para que o visitante faça sua alimentação em contato com a natureza e um bom playground para a criançada brincar. Além das trilhas o parque têm o recantos das águas, a ducha do Guaru, Centro de visitantes e um viveiro para a produção de mudas, onde pode - se encontrar o Palmito Juçara. Estacionamento: O Parque possui estacionamento mais se quiser estacionar seu carro dentro do local chegue cedo, pois as vagas se esgotam rápido. O que levar: Mochila pequena, toalha, roupas de banho, repelente, protetor solar, água, lanches, frutas, sacolinhas para recolher seu lixo. Dicas: É sempre aconselhável fazer trilhas com um calçado confortável e de preferência de cano alto, roupas confortáveis, cuidado ao colocar as mãos em tronco de árvores para evitar acidentes com taturanas. Curiosidades: Aonde está localizado o Parque Estadual da Cantareira - Nucleo do Engordador, era uma antiga fazenda chamada de Engordador, que existia no final do século XVII e XVIII, onde era a realizada o " engorda " do gado que vinha do interior para ser comercializado na Capital Paulista que deu origem ao seu nome.


ALEX FREITAS

Criador, produtor de conteúdo e administrador do portal Mochilão Pé na Estrada. Um viajante nato, amante da fotografia, que está sempre em busca do desconhecido e de um contato mais próximo com a cultura de cada lugar.


  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

Envie textos, fotos e vídeos contando as suas maiores experiências em viagens 

bottom of page